Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2

Partilhe esta Página

EQUOTERAPIA
EQUOTERAPIA

 

O que é Equoterapia? A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O método apresenta uma abordagem multidisciplinar e busca o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes

Os diversos tratamentos voltados para pessoas com deficiência contribuem com sua inclusão na sociedade e reabilitação psíquica e físico-motora. Os mais conhecidos incluem fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia e fonoaudiologia, mas há outros métodos terapêuticos que também oferecem vários benefícios, como a equoterapia.

Quais os benefícios da equoterapia?

A equoterapia oferece diversos benefícios, principalmente para pessoas com deficiência. Entre eles estão o aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, o fortalecimento da musculatura, a conscientização do próprio corpo, a memória, a independência, a percepção visual e auditiva e a melhora na respiração.

Durante as sessões, o aspecto social também é trabalhado, e os praticantes conseguem desenvolver novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, bem como estabelecer vínculos afetivos mais fortes.

Quem deve fazer equoterapia?

  • De acordo com a Ande-Brasil, como a equoterapia proporciona benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais, ela é indicada para os seguintes quadros clínicos:
  • doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias;
  • doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • distúrbios de aprendizagem e linguagem.

Regulamentação da equoterapia

Em 2019, foi sancionada a Lei nº 13.830, que regulamenta a equoterapia como método de desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. A legislação estabelece que a prática deve ser exercida por uma equipe multiprofissional, composta por médico, médico veterinário e profissionais como psicólogo, fisioterapeuta e de equitação.

Dependendo dos objetivos do programa de equoterapia, também podem fazer parte da equipe pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física, desde que tenham curso específico na área. Além disso, deve haver um acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo praticante, por meio de um registro periódico, sistemático e individualizado.

Para ficar por dentro do universo da acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe nosso blog!

Programas de Equoterapia

É sabido que cada indivíduo, com deficiência e/ou com necessidades especiais, tem o seu “perfil”, o que o torna único. Isto evidencia a necessidade de formular programas individualizados, que levem em consideração as demandas daquele indivíduo, naquela determinada fase de seu processo evolutivo. A equoterapia é aplicada por intermédio de programas individualizados organizados de acordo com:

•as necessidades e potencialidades do praticante; ¬

•a finalidade do programa; ¬

•os objetivos a serem alcançados, com duas ênfases:

•a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental.

FONTE: GuiadeRodas

   

         

EQUOTERAPIA...

Amizade, Cumplicidade, Confiança, Respeito, Parceria e Amor.