Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1

Partilhe esta Página

VALE FRUTIFICUTOU
VALE FRUTIFICUTOU

PRODUÇÃO DE FRUTAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO

 

Vale do São Francisco é uma região produtora drenada pelo rio São Francisco e afluentes composta pelos seguintes estados do Brasil: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

As cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA tornaram-se um importante pólo de produção de frutas e hortaliças. Nessa sub-região se produz Mangas, Uvas, Melões, Melancias tipo exportação de excelente qualidade e produção de arroz com irrigação do velhoChico. A produção é exportada através do aeroporto de Petrolina e do Porto de Suape, ambos em Pernambuco e do porto de Aracatu no estado da Bahia.

O vale do rio São Francisco é um pólo de desenvolvimento tecnológico da fruticultura irrigada, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e iniciativa privada, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina e Juazeiro é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela lei complementar n.º 113, de 19 de setembro de 2001, e regulamentada pelo decreto n.º 4 366, de 9 de setembro de 2002.

Engloba no estado de Pernambuco as cidades de Santa Maria da Bia Vista, Orobó, Petrolina, Lagoa Grande e estado da Bahia as cidades de Sobradinho, Curaçá, Casa Nova e Juazeiro.

O grande orgulho da região é que recentemente o pólo vitivinicultor tornou-se o segundo maior do Brasil. Segundo produtor de vinhos finos do Brasil, tendo uma produção anual de 7 milhões de litros de vinho, sendo 30% da produção nacional. E são premiados nacionalmente e internacionalmente pela qualidade.

PRODUÇÃO DE VINHOS FINOS 

A uva de mesa exportada pelo Brasil é quase toda do Vale do São Francisco, cerca de 95%. Saem 68,32% de Pernambuco e 30,36% da Bahia. No ano passado, foram exportadas 73,2 mil toneladas, o que representa um aumento de 39,29% em comparação com o ano anterior. O recorde histórico foi em 2021, com 4,43% a mais.

Maçã produzida no Vale do São Francisco começa a chegar ao mercado

A maçã do Submédio São Francisco, fronteira da Bahia com Pernambuco, começa a chegar ao mercado. Fruta originária de países frios da Ásia e da Europa, a viabilidade de seu plantio no semiárido passou pelo crivo do cultivo experimental realizado em parceria entre a Embrapa Semiárido e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que visa a desenvolver frutíferas alternativas como maçã, pêra e caqui.

IMAGEM = Por campos & Negócios 

“O plantio ainda está em fase de validação para que possamos fechar o pacote tecnológico que permitirá o cultivo em larga escala, mas os primeiros resultados são animadores”, afirma o superintendente da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro. Matéria da CODEVASF

O Vale do São Francisco é responsável por 42% das exportações de frutas do país, um negócio que movimenta US$ 800 milhões por ano. A atividade emprega 240 mil pessoas na região e ocupa 120 mil hectares de terras irrigadas pelo rio São Francisco. “As exportações começaram na década de 60 e hoje é uma constante para os mercados europeus, norte-americano e asiático”, afirma Ricardo Saback, presidente do PromoBahia - Centro Internacional de Negócios.

 

Fruticultura Irrigada no Vale do São Francisco - TV Cultura

616 visualizações 19 de mar. de 2023 Reportagem Especial do jornalista Daniel Cruz para o programa Tudo do Campo gravada no Vale do São Francisco, região de desenvolvimento da uva entre os estados da Bahia e Pernambuco. 85% das frutas exportadas do Brasil para Europa, Estados Unidos e Ásia, saem dessa região. Com imagens de Dinho Leite e produção de Claudio Gomes.