Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1

Partilhe esta Página

GUERREIROS CAMUFLADOS DA CAATINGA
GUERREIROS CAMUFLADOS DA CAATINGA

Essa matéria é principalmente uma homenagem a uma unidade da polícia militar do estado de Pernambuco, que são verdadeiros Heróis da Caatinga do sertão pernambucano. A Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga – CIOSAC/BEPI. Homens honrados e preparados para enfrentar as adversidades da Caatinga em busca de manter a Lei e a Ordem nesse bioma Nordestino.

Foi criado em setembro de 1997, esse grupamento especializado em ações de comando na Caatinga. Com o nome de Pelotões Especiais da Área da Caatinga -PEAC, que posteriormente mudou-se a sua denominação para Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga - CIOSAC, em maio de 1998. A CIOSAC foi criada através da Portaria nº 196 da Secretaria da Fazenda do estado de Pernambuco. Tornando-se uma Unidade Operacional Especializada da Polícia Militar de Pernambuco. 

PORQUE FOI CRIADO ESSA UNIDADE OPERACIONAL?

RAMON RIBEIRO - 1.891 visualizações 24 de out. de 2023 Vídeo mostrando a evolução desde o primeiro curso da CIOSAC em 1997 até os dias de hoje. Está sendo realizada a 31⁰ edição. Sertãooo! 

No início dos anos 90 o Sertão do estado de Pernambuco sofria uma onda de assaltos a bancos, carros-fortes, assassinatos, roubos e assaltos a coletivos e carros particulares, tráfegos de entorpecentes, bem como plantio de Maconha. Quadrilhas com forte poder de fogo e muito organizadas tocavam o terror na região. E ao ser confrontadas essas quadrilhas se embreavam na Caatinga, sendo praticamente impossível o rastreamento dos indivíduos. 

O comando da PMPE e Governo do estado sentia a necessidade de tomar uma iniciativa de sanar e enfrentar esses fora da lei que atormentavam as cidades do Sertão Pernambucano como: Serra Talhada, Salgueiro, Floresta, Cabrobó etc. E assim foi criado o PEAC.  

                        

Os policiais da CIOSAC são treinados para atuar em um ambiente hostil e desafiador, onde é necessário enfrentar temperaturas elevadas, escassez de recursos e perigos diversos. Eles realizam patrulhas, abordagens, apreensões e outras atividades de policiamento, sempre com a missão de garantir a segurança e o bem-estar da população local. Essa unidade é formada por heróis que se dedicam a proteger a população e a natureza do sertão nordestino. A CIOSAC também se dedica à preservação ambiental da Caatinga, realizando ações de conscientização e fiscalização para evitar a degradação da fauna e da flora da região. Esses heróis da CIOSAC são verdadeiros guerreiros, que arriscam suas vidas diariamente para proteger a natureza e as pessoas que vivem no sertão pernambucano.

CURSO DA CIOSAC 

O curso para policiais militares que desejam ir para essa unidade é de caráter eliminatório, ou seja, é de extrema dificuldades intelectual e físico, e é uma seleção natural, os agentes vão sendo eliminados durante o curso ou até mesmo pedem desligamento das instruções. 

1 – Treinamento Físico Militar; 2 – Liderança e Motivação; 3 – Instrução Tática Individual; 4 – Orientação e Navegação; 5 – Camuflagem; 6 – Ofidismo; 7 – Primeiros Socorros; 8 – Direitos Humanos; 9 – Armamento e Munição; 10- Tiro Policial; 11- Abordagem a Pessoas; 12- Abordagem a Veículos; 13- Abordagem a Edificações; 14- Defesa Pessoal; 15- Gerenciamento de Crises;16- Sobrevivência na Caatinga;17- Agentes Químicos;18- Montanhismo;19- Operações Ribeirinhas;20- Acuidade Visual;21- Serviços de Informações;22- Patrulha Rural;23- Ações Anti-bombas;24- Operações Helitransportadas e25- Ações Táticas.

EQUIPAMENTOS  

Fuzil 7.62mm e 5,56mm bem como metralhadora e pistola calibre. 40mm, faca de sobrevivência, capacete balístico, tonfa, colete balístico, colete tático, binóculos, monóculo e óculo de visão noturna (OVN), cantil, rádio comunicador (HT) e lanterna, em quantitativo suficiente para prover de armamento e equipamento cada componente da guarnição, que é composta por 08 (oito) policiais.

A caatinga é um dos grandes biomas brasileiros mais fragilizados. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. 

Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipos de solo e relevo.

Pra terminar essa é uma homenagem a esses homens verdadeiros guerreiros heróis, que arriscam suas vidas num ambiente inóspito, enfrentando quadrilhas de meliantes perigosos cumprindo as suas missões e protegendo a sociedade pernambucana. Aconselho aos fora da lei, pensarem duas vezes ao bater de frente com os homens do BEPE, pois são muito bem treinados e fortemente armados. Parabéns a todos os homens que compõe essa unidade. Sou fã de vocês.