O QUE SÃO CANAIS DE NAVEGAÇÕES?
Os canais de navegação são rotas construídas para a passagem de embarcações de um ponto a um outro. Seu principal objetivo é encurtar trajetórias que seriam muito longas em questão de tempo e recursos. Eles são divididos em dois tipos principais: artificiais e naturais, sendo que, como o próprio nome já diz, um foi feito pelo homem e outro já existe na natureza. Os mais conhecidos são o Canal do Panamá, que liga os oceanos Pacífico e Atlântico; o Canal de Suez, localizado no Egito, que conecta o Mar Mediterrâneo ao Oceano Índico e o Canal da Mancha, localizado na Inglaterra, que faz uma ligação entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte.
Lista dos 10 Canais de Navegação mais importantes do Mundo
Posição Canal - Ligação
1 Canal da Mancha Oceano - Atlântico/Mar do Norte
2 Grande Canal da China - Rio Amaremo/Rio Yangtze
3 Canal du Midi - Rio Garonne/Mar Mediterrâneo
4 Canal de Kiel - Mar do Norte/Mar Báltico
5 Canal de São Lourenço - Lago Superior/Oceano Atlântico
6 Canal Reno-Meno - Danúbio Rio Reno/Rio Meno e Danúbio
7 Canal do Panamá - Oceano Atlântico/Oceano Pacífico
8 Canal Mar Branco – Mar Báltco Mar Branco/Mar Báltico
9 Canal do Suez - Mar Mediterrâneo/Mar Vermelho
10 Canal do Corinto - Golfo do Corinto/Mar Egeu
FONTE: Jornal Pelicano
3 CANAIS DE NAVEGAÇÃO MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA
Grande parte dos principais eventos históricos da humanidade tiveram como cenário o mar
CANAL DA MANCHA
O Canal da Mancha já foi palco de diversas batalhas e esteve na mira de diversos invasores devido a sua posição estratégica entre duas potências européias: Grã-Bretanha e França. Na Segunda Guerra Mundial, os alemães tentaram controlar o canal durante a Batalha da Inglaterra. No começo do século 19, o general francês Napoleão queria ocupar os visinhos atravessando o canal, mas não conseguiu escapar pelo bloqueio britânico. Isso só para citar alguns conflitos... Outro ponto que vale a pena saber é a sua parte mais estreita, que tem 33 km de distância entre uma margem a outra e é conhecido como o estreito de Dover, onde morreu a nadadora brasileira Renata Agondi, que tentou atravessar sem sucesso, em 1988. É nesse caminho também que passa o Eurotúnel, um túnel ferroviário com mais de 50 km que liga o Reino Unido à França. O acordo entre os dois países só foi assinado em 1984, apesar de essa idéia já te sido levantada a mais de 200 anos. Construído abaixo do leito do mar e inaugurado em 1994, ele é usado pelo Eurostar, um trem bala que transporta passageiros, e pelo Euro Túnel, um trem que consegue transportar carros.
CANAL DE SUEZ
Desde a época em que o Egito era controlado por faraós que se pensava na ideia da construção do Canal de Suez. Cerca de 500 anos a.C., a passagem entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo foi aberta completamente, durante o governo de Dário I. Mas, como a construção era precária, as areias do deserto voltavam a fechar partes do trecho. A construção com a engenharia moderna só foi iniciada no século 19, com o envolvimento direto de britânicos e franceses. A dificuldade para concluir a obra foi grande. Ferramentas precárias somadas somada a escassez de água potável fizeram com que a obra demorasse mais de 10 anos para ficar pronta. Mas o esforço valeu a pena. Sues tem hoje 195 km de extensão – é o mais longo do mundo – e permite que navios vindo da Europa possam chegar à Ásia sem precisar dá a volta na África. Essa posição geopolítica estratégica gerou uma disputa internacional, a Guerra de Sues, em 1956.
CANAL DO PANAMÁ
A idéia para construir um canal para ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico existia desde o século 16, quando os espanhóis chegaram à America Central e ao México. O Transporte de ouro de uma costa à outra da América era muito arriscado navegando-se pela parte Sul até entregar as cargas a Coroa espanhola. Criou-se então uma rota terrestre-fluvial que atravessava o território do Panamá e que durava cerca de 30 dias (bem mais rápido do que atravessa metade do continente de navio) . A descoberta de ouro na costa oeste do território dos Estados Unidos, na Califórnia, despertou o interesse Norte-Americano pela região, que chegaram a construir na metade do século 19, uma ferrovia ligando os dois territórios. Mas, quem saiu na frente foi a França, que recebeu do governo local uma licença de 99 anos para operar um canal navegável no istmo do Panamá. Fato interessante: Quem recebeu a concessão foi o mesmo engenheiro envolvido na construção do canal de Sues, o francês Ferdinand Lesseps. No entanto, mesmo com tecnologias sofisticadas, a construção não foi muito pra frente. A geografia do Panamá era bem diferente da do Egito. O clima favorecia a epidemias de malária e febre amarela entre os trabalhadores (mais de 20 mil mortos). Crises de corrupção complicaram ainda mais a empreitada. Como a pressão dos Norte-Americanos pelo local e o fracasso dos franceses, em 1904 o presidente dos Estados Unidos assinou um acordo para controlar a construção e operação do Canal do Panamá. A obra foi concluída em 1914, depois de um esforço para controlar o mosquito que transmitia as doenças aos trabalhadores. FONTE: Guia do Estudante
CANAL DO CORINTO
O canal de Corinto é um canal que liga o golfo de Corinto com o mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.
O canal possui 6,3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar a volta em cerca de 700 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente.
A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, em uma tentativa realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a seis mil escravos escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.
FONTE:Wikipédia, a enciclopédia livre.
100 ANOS DO CANAL DO PANAMÁ
"O Canal do Panamá é uma via artificial construída no istmo do Panamá e que se estende por 82 km. O canal é responsável pela conexão entre os oceanos Atlântico, na altura do Mar do Caribe, e Pacífico, representando por isso uma das mais importantes rotas marítimas para o comércio internacional. O canal foi inaugurado no ano de 1914 e possui, atualmente, um trânsito anual de mais de 14 mil embarcações oriundas de 170 países."
"RESUMO SOBRE O CANAL DO PANAMÁ"
• O Canal do Panamá é uma via marítima artificial que interliga os oceanos Atlântico e Pacífico.
• Foi construído no istmo do Panamá, na América Central.
• Seu funcionamento se dá através do sistema de eclusas, que eleva o nível da água para a passagem das embarcações.
• O Canal do Panamá foi inaugurado em 1914 e esteve sob administração dos Estados Unidos até 1999, quando foi oficialmente transferido para o governo panamenho.
• Trata-se de uma via estratégica para o comércio internacional, uma vez que representa um caminho mais curto entre a Ásia e a porção leste do continente americano, facilitando também o acesso à Europa."
"CARACTERÍSTICAS DO CANAL DO PANAMÁ"
"O Canal do Panamá é uma hidrovia ou via aquática artificial que atravessa o Panamá, país da América Central, onde está situado o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta as parcelas leste e oeste do país. Esse canal é o responsável pela ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, tornando mais dinâmico o transporte marítimo e desempenhando um papel importante para o comércio internacional."
"O canal se estende por 82 km e atravessa o Panamá no sentido norte-sul, com pontos extremos nas cidades de Colón e Balboa, sendo a primeira banhada pelo Atlântico, na região norte, e a segunda situada no Pacífico, na porção meridional da via. A largura média do canal é de 200 metros, o que varia com a presença de grandes lagos em toda a sua extensão. O maior deles é o Lago Gatún, que tem 350 metros de comprimento e profundidade máxima de 26 metros. Já o trecho mais estreito possui 90 metros e recebe o nome de Estreito de Caluebra."
"Para que as embarcações possam transitar sem qualquer tipo de transtorno pelo canal, elas devem ter no máximo 32,3 metros de largura, 12 metros de altura (profundidade) e 294 metros de comprimento."
"IMPORTÂNCIA DO CANAL DO PANAMÁ"
"O Canal do Panamá é uma das mais importantes rotas marítimas para o comércio mundial, dividindo esse status com o Canal de Suez. Isso se deve ao fato de essa via representar uma rota mais curta e, portanto, de mais rápido trânsito entre os oceanos Pacífico e Atlântico, conectando assim os continentes asiático e americano de maneira mais eficaz, além de facilitar o acesso à Europa. A travessia do Canal do Panamá pode ser realizada em aproximadamente 10 horas."
"Essa via é, hoje, conectada a 1920 portos espalhados por 170 países, sendo passagem para mais de 180 rotas marítimas, capacidade essa garantida pela ampliação do canal que foi finalizada em 2016. Circulam pelo Canal do Panamá centenas de milhões de dólares em mercadorias, que são transportadas por 14 mil navios todos os anos. No ano de 2010, o canal completou a marca de um milhão de travessias."
"COMO FUNCIONA O CANAL DO PANAMÁ?"
"O Canal do Panamá funciona por meio do sistema de eclusas. Essas estruturas possuem portões para o seu fechamento depois que o navio é cuidadosamente estacionado em seu interior. Após essa etapa, o nível da água é elevado para que a embarcação possa realizar a travessia, que se dá de uma eclusa para a outra."
"Por essa razão, as eclusas são comumente comparadas a elevadores. Quando o navio adentra o canal, as manobras e a passagem são realizadas por um funcionário especializado da Autoridade do Canal do Panamá."
"O deslocamento dos navios ocorre com o auxílio de locomotivas, que são conectadas às embarcações por cabos e se deslocam por trilhos construídos nas margens do canal central. Uma vez finalizado o processo, os portões se abrem e a água das comportas é escoada para o oceano. Três eclusas compõem o Canal do Panamá:"
• "Gatún, com saída para o Atlântico;
• Pedro Miguel;
• Miraflores."
"Para a realização da travessia, é necessário pagar uma taxa (ou pedágio) que varia de acordo com o tamanho da embarcação, peso da carga transportada e nível da água disponível no canal.". FONTE: Brasil Escola
FONTE: Imagens Google
FONTE: Youtube - NatuFive