Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
7

Partilhe esta Página

UM CAMPEÃO EM SENNA
UM CAMPEÃO EM SENNA

AYRTON SENNA DA SILVA 

 

Ayrton Senna o “BECO” nasceu em 21 de março de 1960 em São Paulo capital, filho de Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Joanna Senna da Silva. Dona Neyde era neta de imigrantes italianos e o seu Milton Guirado era filho de uma espanhola.

Incentivado pelo pai Milton um apaixonado pelo automobilismo a participar de competições de corridas de karts, E foi ele que montou o primeiro carte em que Ayrton competiu, aos treze anos, estreando com uma vitória na sua primeira competição oficial em julho de 1973., no Kartódromo de Interlagos.

Foi campeão brasileiro de kart por três vezes e campeão paulista em 1974 e 1976. Em 1977 ganhou o primeiro título de nível internacional, foi campeão sul-americano de kart, que ganharia novamente em 1980. Foi por duas vezes vice campeão mundial de kart 1979 e 1980.

 

O capacete de cor amarelo era a marca registrada de Senna, que era pintado por Cloacyr Sidney Mosca, um aerografista do Brasil conhecido por custometizar capacetes de grandes nomes da Fórmula 1.

Em 1981 começou sua carreira internacional na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600, na equipe de Ralf Firman. Mesmo com o sucesso na sua primeira experiência internacional não conseguiu patrocínio para se manter na Europa. E diante disso resolveu retornar ao Brasil e administrar uma loja do seu pai no Parque Novo Mundo em São Paulo. Voltou em janeiro de 1982, voltando a ser campeão britânico e europeu de Fórmula 2000, pela equipe de Dennis Rushen.

Na corrida Shell Super Sunbeam for Celebrities, em Oulton Park, Inglaterra Senna além de vencer fez a melhor volta em um TalbotSunbeam T1. Fez sua estreia em Thruxton, na Fórmula 3 britânica conseguiu a poli position, a volta mais rápida e venceu a corrida. Nascia ali a lenda da Fórmula 1.

FÓRMULA 1

Várias equipes da Fórmula 1 despertou o interesse por Ayrto Senna Williams, McLaren, Brabham e Toleman.

Porém a Toleman decidiu e contratou o novo piloto, Senna conquistou seu primeiro ponto logo no seu segundo Grande Prêmio que participou na África do Sul, repetindo o feito duas semanas depois em Zolder na Bélgica.

Uma semana antes do GP de Mônaco de 1984, ele participou do evento promocional Corrida dos Campeões de Nurburgring, ao lado de ex-campeões da F-1, como Sir Stirling Moss, Jack Brabham, John Surtees, Phil Hill, Niki Lauda e o futuro campeão Alain Prost. Todos correram com o mesmo carro de rua - um Mercedes 190 E 2,3 - 16 - e Senna chegou em primeiro, logo à frente de Niki Lauda. Fonte: Wikpédia.

GP de Mônaco ele demonstrou a sua capacidade e perícia de piloto. Classificou-se em décimo terceiro na largada e com agilidade progrediu nas estreitas ruas de Monte Carlo, passando o piloto Austríaco Niki Lauda na 19ª volta e assumindo a segunda posição. Não se dando por satisfeito começou a ameaçar o piloto francês Alain Prost que era o líder. E tentou por várias voltas assumir a primeira posição no seu carro limitado da Toleman.

Ayrton Senna sofreu uma paralisia facial em 1984, uma paralisia facial periférica, inflamação do nervo mastoide responsável pela musculação facial. No início os médicos desfiaram de um derrame.

Ao se transferir para a Lotus equipe criada por Colin Chapman, Senna agora com um carro competitivo deslancharia como um piloto de primeira linha da Fórmula 1. Na sua primeira largada com a Lotus ele largou em quarto lugar no Rio de Janeiro em Jacarépaguá, porem abandonou a prova devido a uma pane elétrica no carro. Em no GP de Portugal, conseguiu sua primeira vitória na principal Formula de competição mundial “Fórmula 1” pilotando sob forte chuva em 1985. E em Spa-Francorchamps Bélgica também sob forte chuva conseguiu sua segunda vitória na Fórmula 1. Devido as suas façanhas e habilidades que demonstrava nos treinos foi chamado de Rei da Polli positions. Ayrton Senna reconhecendo que a Lotus tinha um carro inferior ao da escuderia McLaren adotou uma tática de não parar para troca de pneus, ficando assim sempre a frentes e tendo um grande desempenho inclusive com vitórias liderando o campeonato mundial de formula 1 em 1986.

 

Senna pilotando para o Lotus 98T no GP da Inglaterra de 1986

Em 1988 a McLaren-Honda era a grande escuderia e os pilotos Alan Prost e Ayrton Senna os protagonistas da escuderia Inglesa. O Rei de Mônaco o apelido de Senna deu um show nos trinos Ayrton fez a pole position com uma vantagem de 1:427 para Alain Prost. Infelizmente na corrida oficial quando estava a frente do segundo colocado Alan Prost com cerca de 1 minuto de vantagem bateu e ao vitória foi para Prost.

Senna venceu seu primeiro GP em 1988 dirigindo um McLaren MP4/4

Conquistou o seu primeiro título no Japão, mesmo largando na Polli Position não conseguiu largar ficando para traz na 17ª posição, mesmo assim já na primeira volta ultrapassou oito adversários e na 28ª volta ultrapassou Post e assim conquistando o seu primeiro título mundial numa performance memorável.

Em 1994 Ayrton Senna chega a Williams equipe de construtores fundada por Franc Williams, equipe que tentou entrar anteriormente porém foi vetado por Alan Prost. Senna se ofereceu para pilotar de graça para Williams, pois era seu desejo participar da escuderia Williams.

A primeira corrida da temporada de 1994, foi em São Paulo Interlagos, e Senna consegue a Poli Position, porém o Alemão Michael Schumacher vence o GP Brasil, e Senna rodou na 55ª volta e abandonou a corrida.

Ayrton Senna Silva brilhou nas temporadas de Fórmula 1 de 1984 a 1994, nas equipes Toleman – Lotus – McLaren e Williams, Disputou 161 GPs, Obtendo 41 vitórias, Pódios 80, Pole Positions 65, Voltas mais rápidas 19, Tricampeão nos anos de 1988, 1990 e 1991. Sem dúvidas o seu currículo de piloto é memorável, pra não dizer genial, Um homem admirável, determinado que não mediu esforços para conquistar o mundo com habilidade e destreza como Piloto automobilístico.

Morreu em 1994, numa fatalidade o maior Piloto do mundo automobilístico. Em Ímola Itália, referenciado pelo mundo e pelo Brasil que sofreu a sua morte como um parente de cada brasileiro, Senna se foi mas deixou um legado de determinação e de competividade como um atleta, e como homem.

Imagens/fotos Wikipédia