1º DE MAIO DIA DO TRABALHO
1º de Maio dia do Trabalho ou dia do Guerreiro. Que acorda às cinco da manhã, pega duas conduções lotadas, trabalha oito horas por dia, enfrenta mais duas conduções lotadas de volta, e sempre com um brilho nos olhos e um sorriso no rosto. Homens e mulheres guerreiras que matam um leão por dia para levar o pão de cada dia para casa.
Em 1917 com a chegada dos imigrantes europeus as lutas pelos direitos trabalhistas no Brasil ficaram mais aguerridas, havendo greves constantes no governo Artur Bernardes 1925 o primeiro de maio foi declarado feriado.
Manifestação operária em 1919 no Rio de Janeiro. Reproduzida da Revista da Semana - Fonte: www.brasil.gov.br
Esse dia 1º de maio é uma homenagem aos operários de Chicago (EUA), que em 1988 reivindicavam em uma greve a redução da carga horária de trabalho de 13 para 8 horas. No Brasil, no governo de Getúlio Vargas os principais benefícios adquiridos pelo trabalhador foram anunciados nesse dia de 1º de maio. Vários países no mundo adotam essa data para comemorar o dia do trabalhador.
BRASIL TRABALHO ESCRAVO
Existe escravidão sim nesse país, fazendeiros e empresários inescrupulosos trazem trabalhadores de outras regiões, principalmente do Nordeste e oferecem salários e condições de vida melhores, e na realidade os fazem de escravos com trabalhos duros, cargas horárias exorbitantes, má condições de trabalho e de sobrevivência, e sem pagar salários dignos. A polícia federal e os agentes do Ministério do Trabalho, frequentemente estão libertando e atuando fazendeiros/empresários, que praticam essa violência contra trabalhadores rurais.
Mais de 3 mil pessoas escravizadas foram resgatadas em 2023, a maioria na zona rural. 3.191 pessoas resgatadas de cafeicultura, vinícolas, pecuária, lavouras de cana-de-açúcar, construção e indústria têxtil. Esse é o maior número de resgatados dos últimos 10 anos. Informações #CHEGADEESCRAVIDÃO – Comissão Pastoral da Terra.
DESIGUALDADE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Uma das principais desigualdades na relação de trabalho, destacam-se nas relações de gêneros no ponto de vista cultural e social. A inclusão da mulher no mercado produtivo e comercial no Brasil apesar das transformações e modernização nos aspectos sociais e econômicos. É gritante as diferenças entre relações de gêneros na quantidade, ocupação, jornada de trabalhos etc.
É muito triste encontrarmos em pleno século 21 essa situação no Brasil, uma pessoa ser literalmente descriminada por sua condição de mulher, o país deve ter uma política de incentivo e normalização para que essa situação injusta e precária seja extinta das nossas relações trabalhistas.
Que nesse dia do trabalhador, possamos refletir com um olhar cristão sobre as nossas relações em todos os níveis dentro do nosso ambiente de trabalho e que a palavra de Deus nos guie e a todos que conosco desfrutam desse mesmo ambiente para que o trabalho não se torne um fardo e sim um momento agradável.
“E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.”
(1 Tessalonicenses 4:11,12)
Manifestação no Porto no 1º de Maio de 1980 - Portugal
Manifestação social-democrata em 1 de maio em 2006, em Estocolmo