VOO 2083, NÃO CHEGOU AO SEU DESTINO!
Antes chamada Passaredo Linhas Aéreas, a empresa foi fundada em 1995, em Ribeirão Preto (SP), e enfrentou dificuldades financeiras ao longo de sua história.
O avião da Voepass que caiu nesta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, no interior de São Paulo, tinha 14 anos de fabricação e era de um modelo conhecido no mundo da aviação por sua capacidade de operar em aeroportos de pista curta e de difícil acesso no Brasil e em outras partes do mundo, especialmente na Ásia. Foi lá, inclusive, que houve outros acidentes envolvendo aeronaves semelhantes à da Voepass.
O avião que caiu em Vinhedo era do modelo ATR 72-500, um turboélice regional desenvolvido pela empresa franco-italiana ATR.
Na sua configuração padrão, ele tem capacidade para 72 assentos, sendo 68 para passageiros e o restante para a tripulação. De acordo com a ATR, ele tem 27 metros de comprimento, 27 de largura (envergadura das asas) e 7,6 metros de altura.
De acordo com o fabricante, a velocidade de cruzeiro do ATR-72-500 é de 511 quilômetros por hora e sua autonomia de voo é de 1.324 quilômetros.
Na tarde desta sexta-feira, a ATR divulgou uma nota sobre o acidente em Vinhedo.
"Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Especialistas da ATR estão totalmente engajados em dar suporte tanto para a investigação quanto para o cliente", disse a empresa.
ACIDENTES LEVARAM TAIWAN A SUSPENDER VOOS DEMODELO
Apesar de ser tido como confiável em aeroportos de pequeno e médio portes, acidentes envolvendo aeronaves da ATR fizeram com que o governo de Taiwan chegasse a suspender, temporariamente, os voos de aviões dos modelos ATR-72 e ATR-42, uma outra família de aeronaves da fabricante europeia.
Em julho de 2014, um avião do modelo ATR-71-500 operado pela TransAsia Airways caiu ao se aproximar do aeroporto de Magong, em Taiwan. Das 58 pessoas a bordo, 48 morreram. Das 58 pessoas à bordo, 15 sobreviveram.
Logo após esses acidentes, a Autoridade Civil Aeroespacial de Taiwan, responsável por regular a aviação civil no país, suspendeu os voos envolvendo aeronaves semelhantes.
Os relatórios sobre o primeiro caso apontaram que o acidente foi causado por uma combinação de falha humana e condições climáticas severas. No segundo caso, as causas prováveis do acidente foram uma falha no funcionamento de uma das turbinas associada a falhas na condução do problema por parte da tripulação.
FONTE: BBC News Brasil
CAIXA PRETAS DO ATR 72 - 500
CAIXA PRETA DO AVIÃO ACIDENTADO EM VINHEDOS/SP
A caixa-preta é nome popular de um sistema de registro de voz e dados existente nos aviões (e mais recentemente nas locomotivas dos Estados Unidos e Europa). O som ambiente das cabinas de comando e do sistema de áudio são gravados pelo "Gravador de Voz", ou CVR (de Cockpit Voice Recorder), e os dados de performance como velocidade, aceleração, altitude e ajustes de potência, entre tantos outros, é gravado em outro equipamento conhecido como "Gravador de Dados", ou FDR (de Flight Data Recorder). São, portanto, dois equipamentos distintos e independentes, mas ambos com uma inscrição eletrônica de tempo, que é fundamental para colimar ou superpor os eventos de voz com os eventos de performance.
AVIÃO FRANCO - ITALIANO
O ATR 72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas desenvolvido e fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), formada pela Aérospatiale e pela Aeritalia em 1981. O ATR 72 é baseado em seu antecessor ATR-42 e é o resultado do trabalho em conjunto de fabricantes aeronáuticas de vários países europeus, sendo os principais a França e Itália. O ATR 72 é produzido em larga escala desde a década de 80.
Desde sua origem, o projeto do ATR 72 está voltado principalmente para o mercado civil de transporte aéreo regional de passageiros, em rotas domésticas, operando em pequenas e médias localidades.
O avião VOE PASS saiu de Cascavel(PR), as 11:58 hs. Com destino Guarulhos (SP), Segundo a Força Aérea Brasileira o voo proseguia normal até as 13:21 hs, às 13:21 hs, já não respondia às chamadas da torre de controle.
O avião ATR 72 que caiu passou por manutenção estrutural. passou por manutenção após sofrer um dano estrutural em março deste ano. A informação foi revelada pelo Fantástico, neste domingo (11).
FONTE: Texto Imagem Wikipédia
VEJAM QUAIS SÃO AS COMPANHIAS AÉREAS QUE UTILIZAM O ATR-72 NO BRASIL
Azul linhas aéreas, MAP Linhas Aéreas, VoePass.
Sentimos muito as perdas de vidas. É com pesar que recebemos a notícia do acidente com o avião ATR em Vinhedos, que vitimou 62 pessoas. Meus pêsames às famílias e amigos das vítimas. Solidarizamos com o Brasil nesse momento de profunda tristeza. O acidente com o avião ATR em Vinhedo, comoveu o país. A tragédia ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 9 de agosto, e as investigações para determinar as causas do acidente estão em andamento. ANGLOIN.