MULHERES BRASILEIRAS
HEROÍNAS, MILITARES, ESCRITORAS, MAESTRINAS,
ARTISTAS E PINTORAS
MULHERES QUE INFLUENCIARAM E MODULARAM O BRASIL
Maria Quitéria - especial 2 de Julho — Foto: Redes sociais
MARIA QUITÉRIA foi uma heroína brasileira que se destacou na Guerra de Independência do Brasil. Ela foi a primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro, alistando-se em 1822. Maria Quitéria nasceu na Bahia e se vestiu de homem para lutar pela independência do Brasil.
Ela foi condecorada por D. Pedro I como heroína e é considerada um símbolo de bravura e patriotismo.
ANA NÉRI PATRONA DO MUSEU NACIONAL DE ENFERMAGEM
ANA NÉRI 1814 – 1880 Não conhecida do público, Ana foi uma mulher essencial para a história do Brasil. A coragem dessa cidadã brasileira serviu como voluntária na Guerra do Paraguai. Baiana nasceu em 1814, casada com um militarficou viúva aos 29 anos, criou os três filhos sozinha. Ao ser convocados os filhos de Ana Néri para a Guerra do Paraguai ela não pensou duas vezes e escreveu uma carta ao presidente da província se voluntariando para servir como enfermeira.
Aceita Ana Néri mudou para o Sul do país e aprendeu tudo o que podia sobre enfermagem. Mesmo com poucos recursos e um número muito grande de doentes fez um trabalho exemplar. Com os seus próprios recursos criou criou uma enfermaria em Assunção, no Paraguai, para atender feridos. Ela foi tão importante que foi condecorada e homenageada por Dão Pedro II. O dia do enfermeiro é celebrado hoje no dia 20 de maio dia da morte de Ana Néri, em 1880.
DANDARA COMPANHEIRA DE ZUMBI DOS PALMARES
DANDARA – 1694 foi uma figura importante na história do Quilombo dos Palmares, sendo conhecida como a companheira de Zumbi. Ela era uma mulher guerreira que lutou ao lado de Zumbi contra os portugueses.
Dandara era mãe de três filhos: Motumbo, Harmódio e Aristogíton. Ela é considerada uma heroína e um símbolo de resistência e luta pela liberdade.
1877 - Chiquinha Gonzaga, aos 29 anos
CHIQUINHA GONZAGA, cujo nome completo era Francisca Edviges Neves Gonzaga, foi uma compositora, instrumentista e maestrina brasileira. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 17 de outubro de 1847 e faleceu na mesma cidade em 28 de fevereiro de 1935. Chiquinha Gonzaga foi uma pioneira na música brasileira, sendo a primeira pianista chorona e autora da mais conhecida marcha carnavalesca, "Ô Abre Alas".
Ela também compôs polcas, tangos brasileiros, valsas e outros gêneros musicais. Chiquinha Gonzaga foi uma figura importante na história da música brasileira, sendo reconhecida por sua criatividade, talento e pioneirismo. JORNAL DE LITERATURA , ARTES E CULTURAS
JORNAL DE LITERATURA , ARTES E CULTURAS
JCAROLINA MARIA DE JESUS foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira. Ela nasceu em 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais, e faleceu em 13 de fevereiro de 1977, em São Paulo. Carolina Maria de Jesus ficou famosa por seu primeiro livro, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960.
O livro relata a vida da autora na favela do Canindé, em São Paulo, e retrata a realidade da pobreza e da miséria naquela época. Carolina Maria de Jesus foi uma importante voz da literatura brasileira, e sua obra continua a ser relevante até hoje.
CECÍLIA MEIRELES foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Ela nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, e faleceu na mesma cidade em 9 de novembro de 1964.
Cecília Meireles é considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil, com uma obra de caráter intimista e rica em simbolismo. Ela foi a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.
Sua obra mais conhecida é Romanceiro da Inconfidência, um poema épico que narra a história da Inconfidência Mineira. Cecília Meireles também escreveu poemas, contos, crônicas e peças teatrais. Ela foi uma figura importante na história da literatura brasileira, sendo reconhecida por sua criatividade, talento e sensibilidade.
NISE DA SILVEIRA MUSEU IMAGENS DO INCONSCIENTE
NISE DA SILVEIRA foi uma médica psiquiatra brasileira que nasceu em 15 de fevereiro de 1905, em Maceió, Alagoas, e faleceu em 30 de outubro de 1999, no Rio de Janeiro.
Ela é reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, revolucionando o tratamento mental no Brasil por meio da arte, da livre expressão e da afetividade.
Clarice Lispector, 1972. Fundo documental: Correio da Manhã
CLARICE LISPECTOR foi uma escritora e contista brasileira de origem ucraniana. Nasceu em 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnyk, Ucrânia, veio para o Brasil com menos de um ano. E morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, Brasil.
Sua obra, singular e inovadora, explora diversas formas narrativas, mergulhando em temas de intimidade e introspecção, o que a consagrou como uma das maiores escritoras da literatura brasileira.
EQUIPE BRASIL ARTES, PUBLICADO EM 11 DE MAIO DE 2024
TARSILA DO AMARAL foi uma pintora brasileira que nasceu em 01 de setembro de 1886 em Capivari, São Paulo. E morreu em 17 de janeiro de 1973 em São Paulo. Ela é considerada uma das figuras mais importantes do movimento modernista brasileiro.
Ela criou 272 pinturas, 6 murais e cerca de 1300 desenhos. Algumas de suas obras mais famosas são: "Abaporu", "A Negra", "A Cuca", "São Paulo (Gazo)", "Morro da Favela" e "A Caipirinha". Você pode encontrar mais informações sobre suas obras na Enciclopédia Itaú Cultural.
BIBLIOTECA RUTH ROCHA
RUTH ROCHA é uma escritora brasileira de livros infantis muito famosa. Ela nasceu em 2 de março de 1931, na Vila Mariana, São Paulo. Ruth é membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007. Ela é conhecida por seus livros como "Marcelo, Marmelo, Martelo", que é um dos mais vendidos no Brasil.
MUNDO EDUCAÇÃO - CORA COLALINA
CORA CORALINA, cujo nome verdadeiro era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista brasileira. Ela nasceu em 20 de agosto de 1889, em Goiás, Goiás, e faleceu em 10 de abril de 1985, em Goiânia, Goiás. Cora Coralina é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, tendo publicado seu primeiro livro, "Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais", em junho de 1965, quando já tinha quase 75 anos.
Lygia Fagundes Telles, Fundo documental: Correio da Manhã
LYGIA FAGUNDES TELLES foi uma renomada escritora brasileira, considerada uma das mais importantes da literatura nacional. Ela nasceu em São Paulo 1923 e publicou seu primeiro livro ainda na adolescência. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, incluindo alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, além de inúmeras edições em Portugal. Algumas de suas obras mais conhecidas são os romances "Ciranda de Pedra" e "As Meninas", e os contos "Antes do Baile Verde" e "Os Contos".
Marina Silva é uma figura importante na política e no meio ambiente brasileiro. Ela é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política, filiada à Rede Sustentabilidade. Atualmente, ela ocupa o cargo de Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.
Marina nasceu em 8 de fevereiro de 1958, em Rio Branco, Acre. Ela foi senadora pelo Acre entre 1995 e 2011 e também foi candidata à presidência da República nas eleições de 2010, 2014 e 2018. Ela é uma figura muito conhecida e respeitada no Brasil, com uma longa trajetória de militância e vida pública. Rachel de Queiroz était une femme de lettres, dramaturge, traductrice et journaliste brésilienne. Elle est née le 17 novembre 1910 à Fortaleza et est décédée le 4 novembre 2003 à Rio de Janeiro. Elle a été mariée à Oyama de Macedo de 1940 à 1982 et à José Auto da Cruz Oliveira de 1932 à 1939. Elle a eu une fille, Clotilde de Queiroz Oliveira. Ses parents étaient Daniel de Queiroz Lima et Clotilde Franklin.
RACHEL DE QUEIROZ - WIKIPÉDIA
RACHEL DE QUEIROZ – Cearense de Fortaleza nascida em 1910. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e a primeira autora a receber o Prêmio Camões. Quando tinha apenas 20 anos publicou o seu primeiro romance, O Quinze. Em consequência recebeu o Prêmio da Fundação Graça Aranha.
Rachel era parente, pelo lado materno, do escritor José de Alencar. Era formada como professora, com apenas 15 anos de idade colaborou com alguns jornais. Gostou tanto que seguiu escrevendo para os meios de comunicação, e publicou mais de 2000 mil crônicas.
Fotógrafo desconhecido. Domínio público
ANITA MALFATTI foi uma das artistas plásticas brasileiras mais importantes da primeira fase do modernismo. Ela nasceu em São Paulo no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade no dia 6 de novembro de 1964. Anita Malfatti teve um papel fundamental na "Semana de Arte Moderna" de São Paulo em 1922, um evento que marcou o início do modernismo no Brasil.
Ela era uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira. Anita Malfatti era portadora de deficiência motora. Ela é considerada pioneira da Arte Moderna no Brasil.
Irmã Dulce com a sobrinha, Maria Rita, no colo — Foto: Divulgação/Obras Sociais Irmã Dulce
IRMÃ DULCE, também conhecida como Santa Dulce dos Pobres, foi uma freira brasileira e santa da Igreja Católica. Ela nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, e faleceu na mesma cidade em 13 de março de 1992.
Irmã Dulce ficou conhecida por suas obras de caridade e assistência aos pobres e necessitados, tanto que foi apelidada de "Anjo Bom da Bahia". Ela dedicou sua vida a ajudar os doentes e os mais necessitados, fundando o Hospital e Obras Sociais Irmã Dulce, que continua a oferecer assistência médica e social a milhares de pessoas. Irmã Dulce foi canonizada pela Igreja Católica em 2019, tornando-se a primeira mulher genuinamente brasileira a ser canonizada.