Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
6

Partilhe esta Página

ENERGIA FOTOVOLTAICA E FAZENDA SOLAR
ENERGIA FOTOVOLTAICA E FAZENDA SOLAR

 

ENERGIA SOLAR 

Você sabe como funciona a energia solar? Ela funciona a partir de tecnologias que captam a luz e o calor do sol para a geração de eletricidade (fotovoltaica e heliotérmica) ou para o aquecimento de líquidos (térmica).

Hoje, esses sistemas já são muito utilizados por residências e empresas em todo o Brasil, sendo uma ótima opção para reduzir a conta de luz com o uso de uma energia alternativa, renovável e limpa.

Existem 3 tipos de energia solar:

  1. fotovoltaica;
  2. térmica;
  3. heliotérmica (energia solar concentrada).

Cada uma funciona de forma diferente: a fotovoltaica funciona por meio de placas solares que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica; a térmica utiliza o calor do sol para aquecer água; e a heliotérmica usa o calor da radiação para gerar o vapor que alimenta turbinas que geram eletricidade.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica funciona a partir de sistemas que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica para atender o consumo de casas, empresas, propriedades rurais, indústrias ou qualquer outro tipo de estabelecimento.

Os sistemas fotovoltaicos funcionam a partir de dois principais equipamentos: o painel solar, que transforma a luz em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico;

E o inversor solar, que adapta a corrente elétrica (de DC para AC) da eletricidade gerada pelo painel para que ela possa ser distribuída, utilizada ou armazenada.

Existem três tipos de sistemas de energia solar fotovoltaica que, embora produzam eletricidade da mesma forma, funcionam de forma diferente na forma como lidam com a energia gerada pelo painel, sendo:

  • sistema fotovoltaico conectado à rede (on grid);
  • sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off grid);
  • gerador fotovoltaico híbrido.

Os sistemas fotovoltaicos on grid são conectados à rede elétrica, que recebe o excedente produzido no dia e provê a energia durante a noite. Sistemas fotovoltaicos off grid são isolados da rede e utilizam baterias para armazenar a energia que será consumida na noite. Já os sistemas fotovoltaicos híbridos são uma junção do on grid e off grid, operando na rede ao mesmo tempo em que contam com bateria para armazenamento.

Como funciona o sistema fotovoltaico conectado à rede?

Veja o passo a passo do funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede (on grid):

  1. O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica.
  2. O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia, para que ela possa ser utilizada.
  3. A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa.
  4. A energia alimenta as luzes e os equipamentos elétricos de todo o seu imóvel.
  5. O excesso de energia é injetado na rede elétrica, gerando créditos.

O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica

Ao contato com a luz do sol, o painel solar fotovoltaico instalado sobre o telhado produz energia elétrica por meio efeito fotovoltaico.

O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia

Antes de poder ser utilizada, a eletricidade produzida pelo painel solar precisar passar pelo inversor fotovoltaico, equipamento que adapta a sua corrente ao padrão da nossa rede elétrica, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para atender ao consumo do seu imóvel.

A energia alimenta as luzes e equipamentos elétricos de todo o seu imóvel

A eletricidade produzida pelo sistema é capaz de atender os mais variados tipos de consumo elétrico de uma casa ou empresa, desde lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, até televisores, aparelhos de som, computadores e demais equipamentos conectados na tomada.

O excesso de energia é injetado na rede elétrica, gerando créditos

Normalmente, durante o dia, o painel solar fotovoltaico irá produzir mais energia do que aquela consumida no imóvel nesse período. Nos sistemas fotovoltaicos on grid, este excedente de energia é injetado na rede elétrica. Na hora da instalação do sistema fotovoltaico on grid, o seu relógio de luz antigo é substituído por um novo modelo "bidirecional", que mede a entrada e a saída de energia.

FONTE: Portal Solar

FAZENDA SOLAR 

A fazenda solar é uma usina fotovoltaica enquadrada como minigeração no segmento de geração distribuída, destinada à venda ou aluguel de lotes de painéis solares para pessoas e empresas do mercado cativo que desejam gerar a própria energia para reduzir a conta de luz sem um sistema próprio.

O que é uma fazenda solar?

Uma fazenda de energia solar é um projeto fotovoltaico enquadrado como minigeração (até 3 MW) no segmento de Geração Distribuída (GD), ou seja, possuem porte maior que os projetos de microgeração (até 75 kW) instalados em residências e pequenos comércios.

As fazendas solares ocupam uma grande área e são normalmente instaladas no campo ou área rural, contando com centenas de módulos fotovoltaicos para gerar a energia que será comercializada para clientes em outros locais e distribuída por meio das linhas de transmissão e distribuição.

As fazendas fotovoltaicas comercializam lotes de seus painéis solares para que, por meio deles, clientes possam gerar sua própria energia e reduzir o valor da conta de luz, sejam eles consumidores residenciais, empresas ou indústrias. Esses projetos apresentam grande viabilidade no Brasil, país com altos índices anuais de radiação solar, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste.

 

Como funciona uma fazenda solar?

O funcionamento técnico de uma fazenda fotovoltaica é basicamente o mesmo que o de sistemas de energia solar residenciais. Os painéis fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico.

Depois, o equipamento chamado inversor solar adapta a corrente elétrica da energia ao padrão utilizado pela rede para permitir o seu consumo. Em projetos de autoconsumo local, como é o caso das residências com sistemas solares, a energia gerada já pode ser consumida pelo imóvel. Caso não haja demanda imediata, a energia é injetada na rede elétrica e utilizada pela distribuidora.

A cada mês, a distribuidora contabiliza a energia que foi fornecida pelos geradores conectados à sua rede e converte ela em créditos para esses consumidores.

Por sua vez, a energia gerada na fazenda solar é integralmente injetada na rede e convertida em créditos, os quais são divididos entre os participantes segundo a proporção de cada um e utilizados para abater o consumo de suas respectivas unidades.

O sistema de créditos é fruto da regulamentação da GD, com esses créditos, os consumidores conseguem abater o consumo feito da rede em momentos que o painel solar não atende seu imóvel, isto é, à noite ou em dias nublados e com chuva.

Ou seja, os consumidores que contratam lotes da fazenda solar não utilizam a sua energia, mas os créditos gerados por ela.

Esses projetos são enquadrados como geração compartilhada, modalidade na GD que permite a união de pessoas físicas ou jurídicas para compartilhamento da energia/créditos de um mesmo empreendimento.

FONTE: Portal solar