MULHERES OLÍMPICAS - CAMPEÃS
A Sargento Beatriz Souza conquistou em 02 de agosto, a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta é parte do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, A lutadora de 26 anos venceu todas as cinco lutas na categoria +78kg, derrotando a israelense Raz Hershko na final.
Beatriz Souza é uma das 31 atletas do Exército Brasileiro que disputam os Jogos Olímpicos como integrante do Programa de Atletas de Alto Rendimento.
Natural de São Paulo, Beatriz Souza começou a treinar judô ainda na infância e rapidamente demonstrou talento, conquistando títulos em diversas competições juvenis. Ao longo de sua carreira, a Sargento Beatriz Souza conquistou medalhas importantes, incluindo etapas do Circuito Mundial de Judô, Campeonatos Pan-Americanos e o Grand Slam de Paris. Além disso, ela tem sido uma presença constante nas seleções brasileiras, representando o país em campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos.
Beatriz é conhecida por sua força e técnica no tatame, além de seu espírito competitivo e dedicação ao esporte. Sua trajetória inspira muitos jovens atletas, e ela continua a ser uma das grandes promessas do judô brasileiro para os próximos anos.
A atleta ingressou nas Forças Armadas por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento em 2018. No ano seguinte, participou dos Jogos Mundiais Militares em Wuhan, China, onde fez sua estreia em competições militares, conquistando uma medalha de bronze. Em 2021, participou do Campeonato Mundial Militar em Paris, onde ficou em 2° lugar geral na categoria acima de 78 kg.
Beatriz é a quinta no ranking mundial e acaba de sagrar-se campeã olímpica na categoria +78 kg. No caminho até a medalha de ouro, ela venceu ninguém menos que as atletas número 1, 2 e 4 do ranking mundial, fazendo história nas Olimpíadas. A Sargento Beatriz é exemplo de superação, sua jornada é uma fonte de inspiração e orgulho para todos nós brasileiros.
A nossa Beatriz Souza, tem um sorriso contagiante de uma pessoa de coração bom. Uma mulher de fibra brasileira que é exemplo de milhões de brasileiras mães de famílias que são também campeãs lutando muita vezes sozinhas para sustentar os seus filhos. Ao parabenizar a Sargento do Exército Brasileiro Beatriz Souza estamos homenageando todas as mulheres do Brasil e do mundo.
Texto: informações Exército do Brasil.
Rebeca Rodrigues de Andrade
Nascida em Guarulhos SP, 8 de maio de 1999 é uma ginasta artística brasileira bicampeã olímpica e a maior medalhista da história do Brasil nas Olimpíadas, com 6 medalhas (2 ouros, 3 pratas e 1 bronze) Foi campeã olímpica do salto nos Jogos de 2020 e do solo nos de 2024, vice-campeã olímpica do individual geral duas vezes consecutivas (2020, 2024), vice-campeã olímpica do salto em 2024 e bronze na competição por equipes, com a Seleção Brasileira, também em 2024. Ainda foi bicampeã mundial no salto (2021, 2023) e campeã mundial individual geral de 2022.
Nos Jogos Olímpicos de 2020, Rebeca conquistou a primeira medalha feminina da ginástica brasileira e também latino-americana com a prata no individual geral, e com o ouro no salto, foi a primeira atleta brasileira a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olimpíadas. Nos Jogos Olímpicos de 2024, Rebeca se tornou a atleta olímpica brasileira com mais medalhas nos Jogos, após conquistar o bronze por equipes, a prata no individual geral e no salto, e o ouro no Solo.Tornou-se também a primeira brasileira bicampeã olímpica em prova individual.
Rebeca e seus sete irmãos foram criados por sua mãe solo, Rosa, que trabalhou como faxineira para poder pagar pelo treinamento da filha. O irmão mais velho de Rebeca era encarregado de levá-la de casa aos treinos, percurso que demorava duas horas a pé, até conseguirem uma bicicleta. De acordo com Rebeca, o apoio de sua família foi fundamental para chegar ao nível de elite do esporte.
A atleta passou por três cirurgias de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito.
IMAGEM E TEXTO: WIKIPÉDIA
Parabéns a todas as atletas brasileiras!
É com muito orgulho que celebramos todas as atletas brasileiras que estão representando o nosso país nos Jogos Olímpicos de Paris! Desejamos a todas muita força, saúde e que elas tragam muitas medalhas para o Brasil! Vamos torcer muito por elas! E mesmo que não tragam nenhuma medalha são mulheres que representam as guerreiras brasileiras de todos os dias.