UM MILÊNIO DE VIDA! ISSO MESMO. SERÁ POSSÍVEL?
FAZES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - WIKIPÉDIA
A longevidade é um tema muito intrigante e fascinante para muitas pessoas. A possibilidade de vivermos 200 anos parece algo impossível e até mesmo surreal, mas com os avanços da ciência e da medicina, essa idéia pode não ser tão absurda assim.
Quando encontramos pessoas com 100 anos ou mais ficamos surpreendentemente até assustados, não é mesmo? Agora imagine encontrarmos alguém com 1000 anos de idade? Num futuro bem próximo segundo os cientistas isso será possível
GÊNESIS
A humanidade sempre sonhou com a possibilidade de viver 200, 300 e ate 1000 anos. A Bíblia relata que as pessoas viviam muito mais, alguns chegando a quase mil anos. As pessoas nos tempos bíblicos viviam tanto tempo assim? Gênesis fala que viveram mais de 900 anos. Adão, Sete, Enos, Quenã, Jarede, Metusalém e Noé todos nascidos antes do dilúvio.Gênesis 5:5-27, 9:29 – todos estavam presentes entre as dez primeiras gerações da história da humanidade.
Porém, discussões incertas põem em dúvida a longevidade desses personagens bíblicos, nascidos antes do dilúvio, pois naquele tempo, o tempo era contado de forma diferente. Pois o que eles chamavam de “anos” eram apenas “meses”. Mas no livro do Gêneses essa ideia é refutada.
Na descrição do Dilúvio está escrito que “as chuvas começaram quando Noé tinha 600 anos, - no segundo mês, dia 17 do mês. Sita depois que as águas cobriram a terra por 150 dias, e que no sétimo mês, a arca veio a pousar em Ararate”. Pois bem! É fácil concluir que o relato mostra um período de cinco meses, ou 150 dias. Nesse caso caí por terra essa dúvida de que um ano representaria um mês. A contradição seria absurda neste caso.
Construção da Arca, por James Tissot, no Museu Judaico de Nova Iorque
COMO SE DÁ O ENVELHECIMENTO?
O envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato das células somáticas do corpo irem morrendo uma após outra e não serem substituídas por novas como acontece na juventude. O motivo é que para substituição poder acontecer as células somática têm de se ir dividindo para criarem cópias que vão ocupar o lugar deixado vago pelas que morrem.
CÉLULAS DO GÊNERO ALLIUM EM DIFERENTES FASES DO CICLO CELULAR - WIKPÉDIA
Em virtude das múltiplas divisões celulares que a célula individual resista ao longo do tempo, para esse efeito, o telómero (extensão do DNA que serve para sua proteção) vai diminuindo até que chega a um limite crítico de comprimento, ponto em que a célula deixa de se poder dividir envelhece e morre com a consequente diminuição do número de células do organismo, das funções dos tecidos, órgãos, do próprio organismo e o aparecimento das chamadas doenças da velhice.
Existem várias áreas da pesquisa que estão sendo exploradas, como a genética, a nutrição e a medicina preventiva. A genética tem sido uma das áreas mais estudadas, com pesquisas que buscam identificar os genes responsáveis pelo envelhecimento e desenvolvimento de doenças crônicas
Hoje em pleno Século XXI, 2024 anos cristão, cientistas afirmam que poderemos viver muito mais que mil anos, “se as baleias vivem mais de dois séculos. Por que nós não?”, É a pergunta que sugere o cientista português João Pedro de Magalhães, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra especialista em biogerontologia molecular.
Segundo João Magalhães a mutação do DNA seria a saída para mudar o envelhecimento humano, estudar animais como baleias e elefantes, que sofrem como nós com doenças “câncer”, porém usam diferentes artifícios moleculares para alcançar a longevidade.
ORIGEM FOTO: Grupo Casa
João Magalhães cita as baleias da Groelândia que parece ter um reparo de DNA superior. O gene P53 e a capacidade de eliminação do câncer importante para uma vida longa. Havendo outros genes que precisamos atingir. Segundo Magalhães cálculos realizados por ele a expectativa de vida humana seria de mais de 1000 anos, se pudéssemos reverter o envelhecimento.
A longevidade é um tema muito intrigante e fascinante para muitas pessoas. A possibilidade de vivermos 200 anos parece algo impossível e até mesmo surreal, mas com os avanços da ciência e da medicina, essa idéia pode não ser tão absurda assim.
Atualmente, a expectativa de vida vem aumentando gradualmente devido aos avanços na medicina e na tecnologia, alguns cientistas acreditam que, no futuro, poderemos encontrar maneiras de retardar o envelhecimento e prolongar a vida humana, o importante é focar em manter um estilo de vida saudável e equilibrado para desfrutar da vida ao máximo.
FRUTAS SÃO ALIMENTOS QUE MAIS CONTÊM VITAMINAS E MINERAIS