Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
19

Partilhe esta Página

GUERREIROS CAMUFLADOS DA CAATINGA
GUERREIROS CAMUFLADOS DA CAATINGA

Essa matéria é principalmente uma homenagem a uma unidade da polícia militar do estado de Pernambuco, que são verdadeiros Heróis da Caatinga do sertão pernambucano. A Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga – CIOSAC/BEPI. Homens honrados e preparados para enfrentar as adversidades da Caatinga em busca de manter a Lei e a Ordem nesse bioma Nordestino.

Foi criado em setembro de 1997, esse grupamento especializado em ações de comando na Caatinga. Com o nome de Pelotões Especiais da Área da Caatinga -PEAC, que posteriormente mudou-se a sua denominação para Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga - CIOSAC, em maio de 1998. A CIOSAC foi criada através da Portaria nº 196 da Secretaria da Fazenda do estado de Pernambuco. Tornando-se uma Unidade Operacional Especializada da Polícia Militar de Pernambuco. 

PORQUE FOI CRIADO ESSA UNIDADE OPERACIONAL?

RAMON RIBEIRO - 1.891 visualizações 24 de out. de 2023 Vídeo mostrando a evolução desde o primeiro curso da CIOSAC em 1997 até os dias de hoje. Está sendo realizada a 31⁰ edição. Sertãooo! 

No início dos anos 90 o Sertão do estado de Pernambuco sofria uma onda de assaltos a bancos, carros-fortes, assassinatos, roubos e assaltos a coletivos e carros particulares, tráfegos de entorpecentes, bem como plantio de Maconha. Quadrilhas com forte poder de fogo e muito organizadas tocavam o terror na região. E ao ser confrontadas essas quadrilhas se embreavam na Caatinga, sendo praticamente impossível o rastreamento dos indivíduos. 

O comando da PMPE e Governo do estado sentia a necessidade de tomar uma iniciativa de sanar e enfrentar esses fora da lei que atormentavam as cidades do Sertão Pernambucano como: Serra Talhada, Salgueiro, Floresta, Cabrobó etc. E assim foi criado o PEAC.  

                        

Os policiais da CIOSAC são treinados para atuar em um ambiente hostil e desafiador, onde é necessário enfrentar temperaturas elevadas, escassez de recursos e perigos diversos. Eles realizam patrulhas, abordagens, apreensões e outras atividades de policiamento, sempre com a missão de garantir a segurança e o bem-estar da população local. Essa unidade é formada por heróis que se dedicam a proteger a população e a natureza do sertão nordestino. A CIOSAC também se dedica à preservação ambiental da Caatinga, realizando ações de conscientização e fiscalização para evitar a degradação da fauna e da flora da região. Esses heróis da CIOSAC são verdadeiros guerreiros, que arriscam suas vidas diariamente para proteger a natureza e as pessoas que vivem no sertão pernambucano.

CURSO DA CIOSAC 

O curso para policiais militares que desejam ir para essa unidade é de caráter eliminatório, ou seja, é de extrema dificuldades intelectual e físico, e é uma seleção natural, os agentes vão sendo eliminados durante o curso ou até mesmo pedem desligamento das instruções. 

1 – Treinamento Físico Militar; 2 – Liderança e Motivação; 3 – Instrução Tática Individual; 4 – Orientação e Navegação; 5 – Camuflagem; 6 – Ofidismo; 7 – Primeiros Socorros; 8 – Direitos Humanos; 9 – Armamento e Munição; 10- Tiro Policial; 11- Abordagem a Pessoas; 12- Abordagem a Veículos; 13- Abordagem a Edificações; 14- Defesa Pessoal; 15- Gerenciamento de Crises;16- Sobrevivência na Caatinga;17- Agentes Químicos;18- Montanhismo;19- Operações Ribeirinhas;20- Acuidade Visual;21- Serviços de Informações;22- Patrulha Rural;23- Ações Anti-bombas;24- Operações Helitransportadas e25- Ações Táticas.

EQUIPAMENTOS  

Fuzil 7.62mm e 5,56mm bem como metralhadora e pistola calibre. 40mm, faca de sobrevivência, capacete balístico, tonfa, colete balístico, colete tático, binóculos, monóculo e óculo de visão noturna (OVN), cantil, rádio comunicador (HT) e lanterna, em quantitativo suficiente para prover de armamento e equipamento cada componente da guarnição, que é composta por 08 (oito) policiais.

A caatinga é um dos grandes biomas brasileiros mais fragilizados. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. 

Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica. Entretanto, a paisagem é bastante diversa, com regiões distintas, cujas diferenças se devem à pluviometria, fertilidade e tipos de solo e relevo.

Pra terminar essa é uma homenagem a esses homens verdadeiros guerreiros heróis, que arriscam suas vidas num ambiente inóspito, enfrentando quadrilhas de meliantes perigosos cumprindo as suas missões e protegendo a sociedade pernambucana. Aconselho aos fora da lei, pensarem duas vezes ao bater de frente com os homens do BEPE, pois são muito bem treinados e fortemente armados. Parabéns a todos os homens que compõe essa unidade. Sou fã de vocês.